Governo do RS e Sulgás anuncia investimento recorde em 2026
Sulgás e Governo do RS selam o maior aporte da história da companhia para impulsionar a economia e o "gás verde"
O plano de investimentos da Sulgás para 2026, oficializado no Palácio Piratini, consolida o maior volume de recursos aplicados em um único ano na história da distribuidora: R$ 163,7 milhões. O montante recorde tem como objetivo expandir a rede de gasodutos, interiorizar o fornecimento e acelerar a transição para combustíveis renováveis no Rio Grande do Sul.
Durante o anúncio, o governador Eduardo Leite e executivos da empresa demonstraram como o balanço atual reflete a transformação da companhia desde a sua privatização.
O salto operacional: 2021 versus 2026
Sem a utilização de tabelas comparativas, os números do plano traçam um contraste direto entre o último ano da Sulgás sob gestão estatal (2021) e as metas para o final de 2026:
- Capacidade de investimento: O aporte de R$ 163,7 milhões planejado para 2026 quase quadruplica os R$ 46 milhões que foram investidos pela empresa em 2021.
- Expansão de público: A base da distribuidora passará de 69 mil consumidores atendidos em 2021 para a projeção de 122 mil clientes em 2026, representando um crescimento de 76%.
- Malha canalizada: A rede de distribuição saltará dos 1.377 km do período pré-privatização para 1.671 km construídos, traduzindo um avanço físico de 21%.
Interiorização e socorro à economia
O grande marco de engenharia do projeto é o início da ligação dos gasodutos rumo aos Vales do Taquari e do Rio Pardo, classificada como a maior obra de expansão da história da Sulgás:
- O traçado erguerá 190 km de rede subterrânea ligando o polo de Triunfo e Charqueadas até as cidades de Lajeado e Santa Cruz do Sul.
- As obras têm previsão de início para novembro de 2026 e se estenderão por um horizonte de sete a dez anos.
- Estrategicamente, a obra leva segurança energética para polos industriais e comerciais duramente castigados pelas enchentes, funcionando como um fôlego vital para a retomada econômica e a atração de novas fábricas.
- Em paralelo à rota dos Vales, a Sulgás erguerá 84,4 km de dutos convencionais apenas em 2026, distribuídos entre a Região Metropolitana (69,4 km), a Serra Gaúcha (9,3 km) e a Região das Hortênsias (5,7 km).
O Rio Grande do Sul como polo de Gás Renovável
No flanco da sustentabilidade, o aporte foca na transição energética através de quatro frentes:
- Sulgás BioHub: A ser instalado em Esteio, será o primeiro terminal de biometano do RS, com capacidade arquitetada para injetar até 30 mil metros cúbicos de gás renovável por dia na rede.
- Injeção ativa: Atualmente, a rede da Sulgás já recebe 30 mil metros cúbicos diários de biometano provenientes da usina da Bioo, em Triunfo.
- Passo Fundo 100% verde: O município receberá 19 km de dutos subterrâneos para abrigar a primeira rede local do Estado abastecida de forma estritamente exclusiva por biometano.
- Frota pesada: A qualificação do programa Corredores Verdes vai multiplicar as estações de abastecimento rápido de GNV, estimulando o setor de transporte de cargas a trocar o diesel pelo gás natural.
O modelo de concessão: agilidade privada e régua pública
O encontro serviu para afinar a narrativa institucional entre o mercado e o Palácio Piratini. O governador Eduardo Leite defendeu que a entrega da Sulgás à iniciativa privada permitiu à empresa dobrar sua base de clientes com uma agilidade inalcançável para o poder público. Contudo, ressaltou: "É um serviço público, operado por uma concessão privada, mas regulado e fiscalizado pelo poder público".
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, endossou o raciocínio explicando que a desestatização deu musculatura de caixa à distribuidora sem fazê-la desviar das diretrizes do Estado, uma vez que a expansão segue amarrada à aprovação de planos pela Sema e à fiscalização da Agergs.
Para selar a "licença para operar", o CEO da Sulgás, Marcelo Leite, apresentou um troféu de gestão: a companhia completou quatro anos exatos sem registrar acidentes de trabalho com afastamento, marca que engloba um contingente de 400 colaboradores entre diretos e terceirizados.